2º Encontro do Grupo de Estudos em Justiça Sistêmica na Faculdade de Direito da UFU
- Rafaela Ribeiro
- 11 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2019
Na última sexta (05) aconteceu mais um encontro do GEJS na UFU, com a presença de novos participantes, foi dia de celebrar os 30 anos da nossa Constituição Federal, com base em princípios sistêmicos como reflexão, inclusão, meditação, pertencimento e equilíbrio.
A professora e coordenadora Shirlei Mello propôs um exercício sistêmico para celebrar a data e despertar nos presentes a consciência ampliada inclusiva diante de todos àqueles que pertencem desde a origem de nossa pátria,
"Em postura meditativa, em profunda conexão com seu centro, visualize diante de você nossos ancestrais índios, portugueses e negros alinhados, numa meia-lua. Olhe cada um deles com profunda gratidão e faça uma reverência. Permaneça por alguns instantes nessa reverência. Diga a eles: Graças a tudo o que vocês passaram e viveram, eu estou aqui hoje, vivo, em solo brasileiro. Respire profundamente. Lentamente, no seu tempo e no seu ritmo, volte para o aqui e o agora, com a força e a benção dos nossos ancestrais. O Brasil é um país maravilhoso. Há muitos brasileiros excepcionais. Você é um deles. Somos todos UM." Shirlei Mello
Logo após a meditação cada um relatou a sua experiência com o exercício, proporcionando uma troca referente às mentalizações e visualizações vivenciadas e experimentadas individualmente.
Os movimentos foram voltados ao olhar para a pátria, o Estado, a nossa Constituição Federal, o cidadão e a política, através de dinâmicas feitas em grupos. Momento que foi marcado pela celebração, pelo sentir, o perceber, o acolher.
Deste modo, o encontro foi finalizado com o último movimento, onde cada participante em postura sistêmica pode olhar para a vida. A dinâmica foi feita em dupla, alternando-se os papéis e cada um no seu momento representou a vida para o outro participante que pode perceber o que ela tem a mostrar, afinal, nascemos para servi-lá.
Todos os exercícios, movimentos e dinâmicas foram elaborados e conduzidos pela professora Shirlei Mello, que nos proporcionou um encontro enriquecedor, acolhedor e festivo. Dia de comemorar as datas festivas dos aniversariantes, da nossa Carta Magna e a vida que a cada um de nós fora consagrada.

Comments