top of page

1º Encontro do Grupo de Estudos em Justiça Sistêmica na Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis

Atualizado: 29 de abr. de 2019

ree

O encontro aconteceu na Faculdade de Direito Jacy de Assis, bloco 3D, do Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no dia 21.09.18, mediante a coordenação dos docentes do curso de Direito e facilitadores sistêmicos Dr.ª Shirlei Mello e Dr. José de Magalhães.


Contando com a presença de acadêmicos do curso de Direito da própria universidade, bacharéis em direito, advogados, conciliadores, mediadores e pessoas da comunidade interessadas em conhecer a temática.


A título de conhecimento e sem esgotar o tema, afinal, trata-se de uma temática rica de estudos, as Constelações Familiares é um método desenvolvido pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, que acrescentou as leis sistêmicas (pertencimento, hierarquia e equilíbrio) e as dinâmicas, que atualmente tem ganhado outras formas de serem utilizadas. Elas recebem a nomenclatura de "desenvolvida" pelo simples fato de já existir anteriormente, sendo os seus fundadores Ruth McClendon e Les Kadis.


O método tem aporte em diversas ciências, de renomados terapeutas, psicólogos, biólogo, como Milton Erickson, Virgínia Satir, Eric Berne, Rupert Sheldrake, dentre outros. O que possibilitou ao psicoterapeuta desenvolvê-la e transformá-la, no que hoje tem ganhado o seu espaço em diversos países e profissões, inclusive no âmbito jurídico no Brasil.


Diferentemente, o pensamento sistêmico é uma abordagem postural livre de pré-julgamentos, não deixa de ser também uma ferramenta que o operador do direito pode utilizar, seja durante um atendimento, uma consultoria ou uma audiência por exemplo.


Esse primeiro encontro do grupo de estudos, foi um convite à reflexão sobre a utilização do pensamento sistêmico, como é possível implementar e trabalhar com essa técnica no direito. Partindo do pressuposto da não necessidade de utilizar o fenômeno, aquele que pode ser presenciado nas vivências sistêmicas executadas com bonecos ou representantes, seja em um atendimento individual ou em grupo de constelações familiares.


Com isso, logo após o ensinamento foram feitos exercícios dinâmicos individuais e em duplas entre os participantes. Deixando assim, uma reflexão sobre os primeiros passos em direção ao pensamento sistêmico, como modelo de postura frente aos conflitos.


Entendendo que o primeiro passo é a resolução de nossos conflitos internos, para que assim, não ocorra a vinculação com o cliente e tão pouco com a sua história. E desse modo, a partir da postura e do olhar sistêmico, possamos identificar e encontrar a possível solução do litígio.

 
 
 

Kommentare


bottom of page